Micro Piezo e Jato de Tinta Térmica: tecnologias que reúnem controle preciso de tinta e qualidade de imagem.

As impressões de impressoras jato de tinta funcionam de modo que a tinta é direcionada para o papel utilizando pequenos jatos em alta velocidade. Tudo isso através da cabeça de impressão. Esse processo todo mundo sabe. Mas o que poucos sabem é como funcionam as cabeças de impressão.Existem duas tecnologias que são usadas nessas impressoras: A Micro Piezo e a Jato de tinta térmica. A tecnologia Micro Piezo foi desenvolvida pela Epson e é atualmente utilizada em toda a linha de equipamentos. A tecnologia foi lançada no mercado em 1984 com a impressora Epson SQ-2000 e o funcionamento é simples: uma câmara minúscula atrás do jato serve como reservatório de tinta. Por meio de uma pequena carga elétrica, o reservatório é dobrado para trás, puxando uma pequena quantidade de tinta que pode sofrer variações de acordo com a carga elétrica aplicada. Em seguida, com outra carga elétrica o reservatório se dobra para frente, empurrando a tinta em direção ao papel. Essa tecnologia permite controlar precisamente até 5 tamanhos de gotas diferentes, deixando a impressão com uma qualidade superior.

Já a tecnologia Jato de tinta térmica foi desenvolvida pela Canon em 1977. A denominação “térmica” é devido ao fato de que a cabeça de impressão utiliza calor, nada tem a ver com a tecnologia de impressão térmica que é utilizada para imprimir faxes e comprovantes em terminais de autoatendimento. Ela funciona de modo que o jato aquece a tinta, evaporando-a e produzindo uma bolha. A produção dessa bolha acontece tão rápido que a tinta é empurrada em direção ao papel. Como a cabeça de impressão está quente, a própria tinta serve para resfriá-la. Por isso não se deve imprimir sem tinta em equipamentos que utilizam esse recurso.

Vantagens e desvantagens:

– Por causa da baixa temperatura de operação, a tecnologia Micro piezo faz com que a cabeça seja mais resistente e mais robusta.

– A tecnologia térmica pode ser embutida em cabeças de impressão de baixo custo, garantindo que a impressora sempre imprima com a máxima qualidade.

-Devido a alta temperatura, as cabeças com tecnologia térmica nunca podem ficar sem tinta, do contrário podem ser danificadas.

– A tecnologia térmica também permite a utilização de cabeças de impressão semi-permanentes, como é o caso da linha Officejet da HP.

– Na tecnologia Micro piezo a cabeça de impressão é fixa e geralmente não pode ser substituída por não ser encontrada à venda.

–  A tecnologia Micro piezo permite controlar o tamanho da gota, produzindo imagens com melhor qualidade e gradações mais suaves.

E aí, já comprou a sua? O blog indica a mais completa multifuncional premium da Epson. A multifuncional colorida Epson Expression Premium XP-802 têm todos os recursos de qualidade de imagem, conectividade e versatilidade que você procura em um equipamento compacto e com um design inovador. Além disso, ela possui a tecnologia Micro Piezo. Você pode encontrar nas seguintes lojas:

Kalunga – http://goo.gl/6xQkjM

Office Total Shop – http://goo.gl/aOYKQE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *