O mercado de impressão tem leve recuperação de 3,2% no primeiro trimestre de 2013.

O mercado de impressão teve uma leve recuperação de 3,2% no primeiro trimestre de 2013 comparado ao último de 2012 e 20% a menos em relação ao mesmo período do ano passado. 945 mil equipamentos de impressão foram comercializados no Brasil, de acordo com a IDC Brasil, empresa provedora global de inteligência de mercado.

A venda de máquinas jato de tinta representa 74,5% do total vendido, contra 24,6% de máquinas laser e 0,8% de equipamentos matriciais. Mesmo com o ajuste de preços e demanda, ocorridas na segunda metade de 2012, o mercado jato de tinta apresentou crescimento de 8,6% nos primeiros três meses de 2013, totalizando uma venda de 705 mil equipamentos.

Um dos fatores que impactaram positivamente o mercado foi a oferta de produtos wi-fi, visto que a versatilidade multisuporte de tablets, smartphones e notebooks nos ambientes domésticos e de pequenas empresas tem crescido significativamente no Brasil.  Já o mercado de equipamentos laser sofreu uma pequena retração de 10,6% inferior ao último trimestre de 2012 e 11,9% comparado ao mesmo período do ano passado. Foram vendidos somente 232 mil equipamentos, segundo dados da IDC.

A perspectiva para o restante do ano, ainda de acordo com o estudo, é que o mercado jato de tinta movimente 2,9 milhões de equipamentos e o mercado de laser um pouco mais de 1 milhão de unidades. Isso representa, respectivamente, queda de 4,8% e crescimento de 7% comparado ao ano passado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *