Por quê não quebrar o terceiro pino da tomada?

O novo padrão de tomadas tem irritado muitos brasileiros depois da implantação do terceiro pino nos plugs. Então paramos para pensar: retirar/quebrar o terceiro pino da tomada danifica o computador e os periféricos? A ideia do terceiro pino é justamente oferecer maior segurança aos equipamentos e aos usuários. No entanto, as tomadas da sua casa ou do seu escritório não são adaptadas ainda, não é mesmo? Então como proceder?

O objetivo do novo padrão de tomadas brasileiro, além de reforçar a segurança, é acabar com a bagunça de formatos de tomadas antes da padronização internacional, apesar do Brasil ser o único a adotar essa medida até agora. Ouço muitos relatos de pessoas que quebram, mas entenda porque não devemos fazer isso.

Esse pino “problema” é chamado de Pino Terra e sua função é isolar cargas maiores de energia que não são utilizadas pelo equipamento que podem danificá-lo. Em outras palavras, caso ocorra uma variação muito grande na rede elétrica como um raio, por exemplo, os aparelhos sem aterramento não conseguem escoar a carga extra, causando fortes choques ou até mesmo queimar os componentes internos.

Quebrar o terceiro pino não danifica o aparelho, mas você aumenta o risco de problemas apareçam, visto que seu computador e seus periféricos estarão expostos a essas variações. Caso não queira ou não possa trocar as tomadas da sua casa ou do seu escritório no momento, a saída é comprar adaptadores que tenham a entrada para esse pino extra. Assim você garante a sua segurança e a dos seus equipamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *