Papéis Certificados: entenda por que são melhores.

A sustentabilidade é um assunto em alta e já faz parte da realidade de muitas empresas brasileiras, principalmente no ramo de produção de papel. A Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa) garante que as empresas do setor contempam o tripé econômico, ambiental e social, tomando a sustentabilidade como prioridade.

Por que os papéis certificados são a melhor escolha?

O papel produzido pela International Paper é proveniente de florestas de eucalipto, cultivadas no esquema de mosaico integrado com a mata nativa. Esse método preserva 2,9 milhões de hectares das florestas brasileiras. Além disso, emprega 115 mil pessoas diretamente e 575 mil pessoas indiretamente ajudando no desenvolvimento de comunidades locais.

Para descobrir se o papel que você utiliza repeita as normas de sustentabilidade basta ver o selo. Antes das empresas receberem essa certificação, os órgãos responsáveis fazem pesquisas e investigações sobre o processo de fabricação do produto, considerando o respeito às leis trabalhistas, as relações com a comunidade e o respeito ao meio ambiente.

Duas certificações se destacam nesse ramo: O Forest Stewardship Council (FSC), que é um selo internacional criado na década de 90, a fim de controlar a produção florestal. Essa certificação garante o bom manejo das florestas e se preocupa com a conservação do meio ambiente trazendo benefícios sociais e viabilidade econômica. Já o Programa Brasileiro de Certificação Florestal (Cerflor), lançado em 2002, surgiu para atender a demanda do setor florestal brasileiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *