Veja qual é o material utilizado nas impressoras por fusão a laser (SLS e SLA)

As impressoras SLS são mais versáteis e possui uma gama de materiais disponíveis para uso, sendo o plástico e o metal os mais comuns. Um detalhe diferencia essa das impressoras de fusão e acumulação, que é o tipo de matéria-prima fornecida. Nas impressoras de fusão e acumulação a matéria-prima é fornecida por filamentos plásticos, enquanto que nas impressoras SLS, o material é em pó ultrafino que é bombardeado por um laser de alta potência até que entre em ponto de fusão para formar as camadas.

No mercado, existe uma infinidade de plásticos disponíveis para o processo, como poliamida, poliestireno, nylon, ABS e tantos outros. Existem outros modelos também que utilizam fibra de carbono, alúminio, ferro e aço, além de gesso e cerâmica.

Nos tipos de impressoras SLA, os objetos são moldados em uma resina líquida e um dos materiais mais utilizados é o plástico epóxi em forma líquida. No entanto, existem grandes variações desse material, podendo ter diversas finalidades como, por exemplo, permitir a criação de objetos mais resistentes a altas temperaturas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *