Impressora laser reúne tecnologia, velocidade e qualidade.

No ramo da tecnologia, tudo evolui de forma rápida. As impressoras mais antigas funcionavam, basicamente, com a utilização de tintas, de modo que o aparelho possuía cartuchos preto e colorido e fazia o equilíbrio das cores conforme fosse necessário. Com o tempo, as impressoras foram evoluindo.

As primeiras impressoras a laser surgiram com preços altos e alegavam ser as mais rápidas até então. O tempo passou e as impressoras a laser não dominaram o mercado e ainda perderam espaço para as jato de tinta. Nós vamos mostrar como funcionam as impressoras a laser.

Um processo que depende de energia eletrostática

O processo de impressão começa antes mesmo de o papel ser puxado para dentro da impressora. Antes, a impressora carrega a imagem em sua memória e processa as partes que serão pintadas e as que serão deixadas em branco. Internamente, a impressora carrega, através de um dispositivo chamado de “fio de corona”, um cilindro fotorreceptor com carga (energia eletrostática) positiva. Mas vale lembrar que algumas impressoras trabalham com carga negativa no cilindro.

Em seguida, sem puxar o papel, o laser da impressora começa a funcionar. O laser tem a função de descarregar certas partes do cilindro, para que a figura, ou texto, que será impressa fique desenhada no cilindro. Até então a tinta não foi utilizada, apenas uma imagem eletrostática foi formada.

Feito isso, a impressora começa a jogar toner, uma pequena película de pó, sobre o cilindro. O pó tem carga positiva, por isso ele adere nas partes em que o laser retirou energia eletrostática, mas não gruda nas partes carregadas positivamente, pois as cargas opostas se atraem.

Depois disso, a impressora puxa o papel, que irá passar por baixo do cilindro, mas antes disso o papel passa por um dispositivo que o carrega negativamente (este procedimento é necessário para que a tinta seja atraída para o papel). Aí o cilindro começa a rolar sobre o papel e passar o pó (tinta do toner) para o papel. Vale destacar que a esteira (onde o papel está passando) e o cilindro possuem a mesma velocidade, fator que permite que a imagem seja impressa com perfeição.

No processo de fixação da tinta no papel, a energia é retirada em fração de segundo do cilindro, para que ele não atraia o papel posteriormente. Agora o papel continua rolando pela esteira até chegar ao fusor.

O fusor é a última etapa da impressão, momento em que o pó do toner será fixado no papel. Ele funciona com alta temperatura e passa sobre o papel “queimando” a tinta, fazendo uma “fusão” (daí o nome fusor) entre as partículas de tinta e do papel. O fusor também aquece o papel, mas não queima, pois a velocidade com que tudo acontece é muito rápida.

Pronto! Agora é só esperar o papel impresso sair na bandeja. Feito isso, a lâmpada de descarga passa sobre o cilindro, para que ele seja totalmente descarregado. O dispositivo que carrega o cilindro joga carga positiva sobre ele, para que uma nova imagem possa ser processada e impressa.

Velocidade e alta precisão

O processo de impressão de uma impressora a laser é bem complexo. A impressora faz muito mais do que isso que explicamos até agora, pois ao receber o documento (ou imagem), o dispositivo calcula todos os pontos a serem impressos e os distribui para as partes internas que necessitam saber quais tarefas executar.

Por isso, as impressoras ganharam processadores velozes. As impressoras atuais contam com CPUs com velocidade superior a 200 e 300 MHz. Além disso, os modelos a laser necessitam de memória RAM, pois o processamento de imagem requisita que os documentos sejam armazenados temporariamente enquanto o processador realiza o trabalho pesado.

Já comprou a sua?

 O MFC-7360N é ideal para escritórios de pequeno porte. Oferece impressão e cópia com alta velocidade enquanto imprime com qualidade profissional. Recomendado para impressão diária de documentos em um escritório de grande demanda. Ele é Robusto e confiável, este multifuncional inclui ainda suporte à rede e permite seu compartilhamento com vários usuários. Além disso, pode usar cartuchos de toners opcionais com alto rendimento, disponíveis para reduzir seus custos operacionais.

Os preços mais em conta você encontra aqui:

– Kalungahttp://www.kalunga.com.br/prod/multifuncional-laser-mfc-7360n-brother/220797

Submarinohttp://www.submarino.com.br/produto/112200023/multifuncional-laser-brother-mfc7360n?epar=102414&utm_source=buscape&utm_medium=cpc&utm_campaign=bp&WT.mc_id=Buscape&WT.mc_ev=Click&opn=COMPARADORESSUB

– Office Total Shophttp://www.officetotalshop.com.br/multifuncional-laser-brother-mfc-7360n-rede

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *