O que é o efeito Moiré

O efeito Moiré, também conhecido com efeito de onda, é uma distorção na imagem, muito comum em fotografias digitais, digitalização de fotos ou mesmo em impressões. Essa distorção deixa em evidência os dpi’s, que são os pontos que formam a imagem, deixando a qualidade final muito abaixo do esperado.

Quanto maior a resolução de imagem do equipamento, menor o risco de sofrer com o efeito moiré, seja na captura da imagem, quanto em impressão e digitalização, já que quanto mais pontos por linha, menor a percepção deles no resultado final, chegando a ficar quase imperceptível.

Saber utilizar o Photoshop também colabora com a prevenção e correção do efeito moiré, permitindo verificar os canais de cores, identificar o efeito em cada um deles, e aplicar o Gaussian Blur para resolver o problema.

Projeto “Junta Digital” busca digitalizar processos como abertura de empresas

Até o final do ano, todos os serviços oferecidos pelas Juntas Comerciais, como abertura de empresa, certidões e requerimentos, poderão ser acessados por meio digital. Ao menos é o que planeja a Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (JUCESC), ao apresentar o projeto “Junta Digital”, feita em parceria com o Sebrae Nacional e Juntas Comerciais de outros estados, como Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco.

Com a “Junta Digital”, não será mais necessário para o empreendedor ter que se deslocar até a sede da Junta Comercial para entregar os documentos e seguir todo o processo de abertura de empresa, por exemplo. Basta utilizar o software, atualmente em fase de testes, e digitalizar toda a documentação. Isso não só deverá agilizar o processo burocrático, como também facilitará consultas posteriores, tanto da própria Junta Comercial, como de outros órgãos públicos. “O diferencial é que a nossa agilidade vai facilitar também o trabalho dos demais órgãos e o contribuinte ganha em comodidade. Sem falar que, especialmente, em períodos de crise como agora, uma facilidade tecnológica como esta estimula quem é de fora a investir aqui”, avalia Julio César Marcellino Jr., presidente da JUCESC.

Esse novo procedimento gerou uma demanda por equipamentos de digitalização no Estado. Apenas a JUCESC recebeu uma emenda de R$200 mil para a aquisição de novos equipamentos. Empresas do setor, como a loja virtual Impressora.com , observaram um aumento na demanda vindo de empresas e escritórios de advocacia, e investem para oferecer melhores ofertas, e um menor prazo de entrega para a região.

“Nós investimos em nossa estrutura logística, visando atender a crescente demanda vinda da região Sul e, principalmente, de Santa Catarina. Em breve iremos oferecer a opção de retirada em nosso galpão para os clientes da Grande Florianópolis, além de sermos capazes de entregar scanners profissionais em apenas um dia útil após o pedido”, afirma Adriana Maia, analista da empresa.

Quando estiver totalmente implementado, a “Junta Digital” deverá registrar eletronicamente cerca de 18 mil processos por mês, além de atender as mais de 660 mil empresas cadastradas em Santa Catarina, caso necessitem atualizar ou alterar informações cadastrais.

A impressão digital e sua função para os empreendedores.

O método da impressão digital significa imprimir sem usar um fotolito ou matriz. Para os empreendedores, essa é a forma para conseguir dados variáveis, com a possibilidade de personalizar e customizar um layout.

Alguns dos equipamentos que realizam esse tipo de trabalho são a Xerox NUVERA 120/144/157 e a Xerox NUVERA 144MX. É importante adotar a impressão digital porque ela integra todas as fases da cadeia gráfica, além de melhorar o marketing da empresa e os materiais personalizados, conseguindo a atenção dos consumidores.

Outro benefício da impressão nas empresas é a vantagem de reproduzir sob demanda, sem contar a velocidade e qualidade da impressão e redução de custo na produção de conteúdos. A impressão digital é uma solução indicada para empresas que buscam rapidez, qualidade e tecnologia na produção dos materiais impressos.

Tipos de impressos utilizados em escolas.

Cada tipo de material impresso exerce uma função. As escolas precisam escolher o modelo certo para realizar ações. Veja aqui três deles:

Folders e flyers promocionais

Na hora de usar folders procure ser o mais direto e use informações rápidas e úteis. Coloque valores, vantagens e outras ações diretas para prospecção de clientes. Já o conteúdo dos flyers dependem muito da intenção da ação. Para ter bons resultados procure ir direto ao ponto, o telefone de contato da escola e uma frase de efeito darão bom resultado.

Cartão de Visitas

Os cartões são uma forma rápida de se comunicar com o cliente. Não carregue o cartão com várias informações, deixe os principais contatos (telefone e e-mail), nome do profissional, cargo exercido e marca da instituição.

Envelopes e Papel Timbrado

O modelo do papel timbrado depende do perfil da instituição. Os outros detalhes ficam a critério da escola. Uma dica é usar um rodapé com o nome da instituição, endereço e principais contatos. Para os envelopes, pode ser no modelo meio saco, saco e ofício. Eles variam de acordo com a intenção da promoção.

As combinações das cores em um projeto impresso.

Na hora de escolher a cor para ser usada em um material impresso é necessário avaliar outras combinações e ver qual é a que se encaixa melhor para aquele projeto impresso. Veja algumas combinações e dicas:

Azul e amarelo

É uma combinação que agrada a maioria das pessoas. Procure dar preferência ao azul nas áreas com textos, varie nos tons. O amarelo fica ótimo em detalhes e alguns destaques da arte.

Azul e laranja

O laranja aquece o azul, que é uma cor fria. A junção dos dois proporciona um excelente resultado, o material ganha um ar mais moderno e inovador.

Verde

Para utilizar o verde é preciso avaliar com muito cuidado. A cor é considerada “perigosa” por alguns profissionais. O verde junto ao branco garante que o projeto tenha um layout agradável e sofisticado.

Cinza e vermelho

A combinação do cinza e vermelho em um material se destaca pela elegância e força. O vermelho é uma cor forte que aquece os tons de cinza.

Cinza e azul

É uma combinação fria mas agradável. Os tons dão um ar mais sofisticado e são ideais para serem usados quando não se quer arriscar muito no projeto. Atente-se para um detalhe: o azul usado em grandes áreas ou textos pode desagradar. Já o cinza também aplicado em grandes áreas deixa o visual pesado.

Cinza e preto

As duas cores juntas deixam o layout muito sofisticado e elegante. Explore os tons de cinza mais claros e o preto apenas em detalhes. Fundos na cor preta dificultam a leitura, tome cuidado.

Preto, vermelho e branco

O vermelho e preto não devem ser usados juntos por serem muito pesados. Ao utilizar as três cores, o branco precisa predominar, dando uma aparência imponente a qualquer arte.

A escala Pantone.

A empresa Pantone foi fundada em 1962 por Lawrence Herbert, que foi diretor da marca. A Pantone começou fabricando cartões de cores para uma indústria de cosméticos, mas em 1963 a marca inovou com seu sistema numérico e ficou conhecido como escala Pantone, permitindo identificar cada cor em qualquer canto do planeta.

A escala é conhecida pelo seu sistema de cores e muito utilizada na indústria gráfica, têxtil, tintas e outros materiais. Essa padronização das cores é mundialmente conhecida e considerada autoridade em cores.

O sistema é usado no gerenciamento de cores e também inspira artistas e muitas marcas. A Pantone é utilizada no mercado de decoração de interiores, influenciando na moda de forma geral. Objetos da marca podem decorar casas e dessa forma investe no merchandising da empresa.

É possível encontrar canecas, velas, interruptores, cadeiras e bolas para decoração de árvores de Natal. Até um hotel em Bruxelas, na Bélgica, conhecido como Hotel Pantone, foi inspirado na marca.

Impressões desbotadas com o sol? Veja como resolver.

As impressões realizadas por meio do sistema de alimentação contínua, o bulk ink, e que utiliza tintas corante podem desbotar com o tempo. Normalmente isso acontece porque a tinta ou o papel não vem com proteções ultravioleta. Conheça algumas dicas  para que as fotos não desbotem tão rápido.

 

– Utilize sempre tintas de alta qualidade, elas possuem proteção UV e garantem que a impressão não mude com o tempo.

– O papel que for usar para imprimir também precisa ser de alta qualidade. Alguns papéis, como glossy, vem com proteção contra água, mesmo se a impressão for com tinta corante.

– Molduras de vidro ajudam a proteger a foto contra a radiação ultravioleta.

– É possível encontrar sprays específicos para impressoras jato de tinta com proteção UV. Os sprays devem ser aplicados apenas em papéis fotográficos.

– Caso a impressora use tintas pigmentadas de fábrica, opte pelas pigmentadas com proteção UV.

Veja como imprimir pelo celular.

Para imprimir um documento direto do celular é preciso que o Google Cloud Print esteja instalado (sistema operacional Android) e o Google Chrome no computador.

Primeiro: Caso sua impressora seja de um modelo mais antigo e depende do computador ligado para se conectar a internet, o primeiro a se fazer é abrir o Google Chrome e acessar as Configurações.

Amplifique as opções exibidas em Mostrar configurações avançadas. Ache a sessão Google Cloud Print, use o botão Adicionar impressoras para abrir o serviço e faça o login.

Marque as impressoras que serão associadas à sua conta e clique em Adicionar impressora(s). No link Gerenciar suas impressoras você consegue acessar a lista das impressoras e ao escolher existe a opção de editar alguns detalhes e adicionar emails de usuários autorizados a usar a impressora.

Agora com o Google Cloud Print aberto é preciso estar conectado a conta que usou nas configurações do serviço via Chrome. Toque no ícone de impressora para selecionar o arquivo que deseja imprimir. Escolha a forma de impressão, configure as opções e envie o documento para a fila de espera da impressora.

Agora é possível imprimir o que quiser em qualquer lugar a partir do celular, só é necessário uma conexão com a internet.

Como manter a qualidade da impressão nas fotos?

Algumas dicas de configuração podem ajudar a conseguir uma boa qualidade na impressão das fotos.

 

– Ajuste o tamanho da imagem, conhecido como configuração de megapixels. Selecione o número de pixels até a resolução 640 x 480 ppi.

– Mantenha a resolução da imagem em 300 dpi (formato final) e com os elementos no sistema de cor CMYK para conseguir uma alta qualidade de impressão.

– Escolha a melhor qualidade fotográfica para sua câmera. Armazene sempre fotos com qualidade.

– As câmeras fotográficas utilizam o sistema de cor RGB, para a impressão é necessário que seja o sistema CMYK. Converta as fotos antes de imprimi-las.

– Use um papel com a gramatura correta e de acordo com a sua necessidade.

– Ao salvar o arquivo, escolha o formato. O JPEG é o mais utilizado, porém diminui um pouco a qualidade, já outros formatos como o TIFF e RAW garantem a qualidade final.

Como fazer impressões remotas utilizando o Dropbox?

O Dropbox é um serviço de sincronização de arquivos e que imprime remotamente. Para utilizar o serviço, baixe o pacote ePrint. Ao descompactá-lo, dê um duplo clique no arquivo eprint.vbs.

Uma pasta chamada PrintQueue será criada dentro do diretório de sincronia do Dropbox. Jogue o arquivo dentro do PrintQueue, ele será mandado à impressora padrão na máquina (sempre ligada à internet) que funciona o script eprint.vbs.