Impressão 4D: como funciona e diferenças para impressão 3D.

A maioria já conhece a impressão 3D. Por isso, hoje vamos apresentar a impressão 4D, como funciona e quais as diferenças para a impressão 3D.

O Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) é o responsável por desenvolver a tecnologia de impressão 4D. A partir de uma impressora 3D, os cientistas do MIT criaram uma técnica capaz de gerar objetos impressos em 3D, mas que podem mudar de forma conforme o tempo.

Na etapa atual de desenvolvimento, os materiais impressos utilizam um tipo especial de tinta que reage na presença de água, sofrendo transformações físicas que alteram suas formas e dimensões. O material é calculado com muito cuidado de acordo com as transformações que os cientistas almejam conseguir.

Partindo desse princípio, a impressora cria o objeto em 3D e aplica uma substância especial em pontos-chave da estrutura. A ideia é que, no futuro, esse tipo de tecnologia possa ser aplicado na confecção de produtos que se montem sozinhos. Para que o projeto saia do papel, é necessário criar uma impressora 3D mais complea que as atuais, capaz de aplicar circuitos e microchips nos objetos impressos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *