Impressão 3D pode ser usada para fazer reconstrução facial.

Já imaginou reconstruir o rosto com uma impressora 3D? Pois é! Esse já não é um futuro distante. Muito acidentes podem deixar lesões faciais graves e às vezes irreparáveis, como acidentes com moto, por exemplo. Foi o caso de um galês que teve seu rosto lesionado após um acidente. Mas seu destino pode ser diferente de muitos, graças à tecnologia.

Médicos cirurgiões do Hospital Morriston estão projetando implantes de titânio a fim de reconstruir esses rostos danificados por acidentes. Após uma série de tomografias computadorizadas, é possível criar modelos perfeitos da face como era antes do desastre.

Depois de criar os moldes em 3D, os pesquisadores partirão para o processo de impressão. Segundo os médicos que estão à frente do projeto, essa vai ser a primeira cirurgia similar feita no mundo todo, apesar dos implantes de titânio já terem sido utilizados para enxertos faciais.

O projeto foi criado no País de Gales, mas a impressão e a modelagem serão feitas na Bélgica. Pela complexidade do projeto e interesse de cirugiões do mundo todo, o projeto está em exposição no Museu de Ciências de Londres, “3D: imprimindo o futuro”. A previsão é a exposição fique até julho de 2014. A realização do implante ainda não tem data definida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *