HP bloqueia novamente o uso de cartuchos genéricos em suas impressoras

A guerra entre fabricantes de impressoras HP contra os cartuchos de tinta genéricos ganhou um novo episódio no último mês de setembro, com uma nova atualização nos firmwares de seus equipamentos que impede a utilização caso o usuário esteja utilizando um cartucho que não seja o original da empresa.

No ano passado, a HP fez algo semelhante, distribuindo para seus clientes uma atualização que inutilizava diversos cartuchos genéricos presentes na impressora, apresentando uma mensagem de erro e impedindo a impressão até que o suprimento fosse substituído por um original. Na época essa atitude da empresa gerou muitas críticas entre os consumidores, fazendo com que a HP voltasse atrás, e retirasse essa barreira em seu firmware, assumindo não ter comunicado seus clientes da forma correta.

Porém a atitude parece ter se repetido agora, já que a barreira para cartuchos genéricos não foi informado oficialmente pela HP, porém descoberto pelo blog de tecnologia GHacks. Aparentemente o novo bloqueio para genéricos é mais sutil que o ocorrido em 2016, sendo possível até mesmo mesclar entre cartuchos originais e “piratas” na impressora. Mas caso todos os cartuchos no equipamento sejam genérico o alerta de erro será emitido.

O especialista Anderson Martins, da Impressora.com alerta que apesar da economia no valor do cartucho, o uso de modelos genéricos e remanufaturados trazem maior risco de danos ao equipamento, entre outros problemas. “A tecnologia de tinta oferecida pelos fabricantes é muito superior aos genéricos. Isso até pode não ficar aparente nas impressões mais simples, mas quando é necessário um serviço com qualidade profissional a diferença é nítida. Além da maior incidência de vazamentos e secagem da cabeça de impressão nos cartuchos genéricos.”

Até o momento foi observado que o bloqueio do firmware HP afeta os modelos das séries OfficeJet 6800, OfficeJet Pro 6200, OfficeJet Pro X 450 e OfficeJet Pro 8600. A fabricante ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso.