Dispositivo que imprime em 3D pode ultrapassar impressoras comuns.

O Pocket NC é um aparelho que imprime quase todo tipo de material por meio de um processo inverso utilizado nas impressoras 3D tradicionais. Essa nova tecnologia está com um projeto de arrecadação no Kickstarter, um site de financiamento coletivo muito conhecido.

O dispositivo passou quatro anos em fase de desenvolvimento. Ele é denominado como a primeira fresadora, máquina de movimento contínuo, com Controle Numérico de Computador que apresenta cinco eixos para desktop. Logo, o aparelho é controlado por uma série de códigos e números de saídas por um PC.

A técnica de impressão do Pocket NC é oposta as impressoras 3D tradicionais. Ela subtrai o material por meio de uma base pronta e sólida que funciona para “revelar” o objeto. A máquina é controlada por um BeagleBone Black, compatível com os sistemas Windows, Mac e Linux.

A Pocket NC possui conexão de rede Ethernet e custa a partir de U$3.300, aproximadamente R$10.179,18 e começará a ser entregue em dezembro de 2015, as entregas internacionais só iniciam em 2016.