Como conquistar um investidor para sua startup.

Quem está ingressando agora no mercado com uma Startup sabe muito bem a importância dos investidores para alavancar sua empresa. Pensando nisso, pesquisamos dicas que vão ajudar a receber um investimento capaz de transformar sua ideia em um negócio milionário.

Primeiramente, a relação pessoal entre investidor e empreendedor deve ser levada em conta desde o início. Deve-se criar uma empatia com o investidor, afinal ele fará parte da vida da sua startup e vocês terão muito contato. O investidor precisa confiar naquilo que ele almeja investir e acreditar que aquela oportunidade de negócio será bem sucedida.

É necessário, também, que o empreendedor conheça bem o mercado em que irá atuar, afinal os investidores não vão investir em empresas que não renderá lucros futuramente. Por isso, ter domínio do mercado, verificar se a sua startup pesquisou e analisou onde irá atuar e os clientes.

Outra dica importante é mostrar que sua startup está colocando a mão na massa. Demonstrar a execução da empresa é o mais importante. Os investidores estão mais interessados nos resultados concretos de sua empresa do que nas ideias dela em powerpoint.

Fique atento também à concorrência. Procure sempre estar à frente, apresentando vantagens em relação aos concorrentes. O que sua startup tem de diferente das outras? Em quanto tempo sua ideia poderá ser copiada? E quando for copiada, será capaz de manter seu diferencial? Essas são algumas perguntas que o empreendedor deve se fazer antes de ir em busca de investidores.

E por último mas não menos importante, adapte uma ideia à realidade brasileira. As starups nacionais costumam adotar a estratégia das copycats, que é o nome dado a empresas que copiam o modelo de empreendimento estrangeiro. Mas, o empreendedor brasileiro deve adaptar a ideia à estrutura do Brasil para que seu negócio dê certo. Ainda assim, as ideias originais e que sanam problemas brasileiros fazem os olhos dos investidores brilharem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *