Código UPC: o que é, como o preço é determinado e como decodificar.

Todos sabem o que é um código de barras, mas saber qual é a lógica deles, de onde vêm e o que eles significam pode não ser de sabedoria geral. O código de barras UPC está presente

na maioria das embalagens de produtos comercializados e significa Código Universal de Produtos (UPC).

A ideia original era criar um código que ajudasse o mercado em um processo de verificação mais veloz na saída e melhorar o controle do inventário. Esse mecanismo foi tão eficiente que se estendeu a todos os outros produtos de varejo. Os códigos UPC foram criados pela empresa Uniform Code Council (UCC) e se um fabricante deseja adotar esse mecanismo e entrar no sistema UPC, deve pedir permissão para a UCC e pagar uma taxa anual. Em troca, a UCC emite ao fabricante um número de identificação de fabricação de seis dígitos e orienta como usá-lo. Nos códigos UPC padrão de 12 dígitos você consegue ver o número de identificação do fabricante.

Como isso funciona?

O código se divide em duas partes: as listras (o código) legíveis por máquinas e os 12 dígitos legíveis por humanos. Os seis primeiros dígitos são o número de identificação do fabricante e os cinco dígitos seguintes são os números de item, para identificar o produto. O último dígito do código UPC é chamado de dígito de verificação que permite que o scanner defina se este número foi calculado corretamente ou não. O coordenador UPC é a pessoa responsável por alocar os números de itens nos produtos e garantir que o mesmo código não seja utilizado em mais de um produto. Vamos imaginar que o código UPC de um produto da Office Total Shop seja 63938200039 e o número de verificação seja 3, totalizando 12 dígitos.

1- Some o valor de todos os dígitos em posições ímpares:
6 + 9 + 8 + 0 + 0 + 9 = 32

2- Multiplique esse número por 3:
32 x 3 = 96

3- Some o valor de todos os dígitos em posições pares:
3 + 3 + 2 + 0 + 3 = 11

4- Some este valor ao valor no passo 2:
96 + 11 = 107

5- Para gerar o código verificador, defina qual número que, quando adicionado ao número do passo 4, seja múltiplo de 10:
107 + 3 = 110

Logo, o dígito verificador é 3.

Ao ler o código de barras, o scanner faz esse cálculo e se o número de verificação não corresponder ao impresso na embalagem ele acusa erro. O preço não está codificado no código de barras. Então como o preço é determinado? Quando o scanner na verificação de saída escaneia um produto, a caixa registradora envia o número UPC ao computador central que envia de volta o preço. Esse método permite que a loja altere o preço do produto sempre que quiser, pois se o preço estivesse registrado no código, os valores não poderiam ser mudados jamais. Grandes empresas possuem vários zeros nos códigos UPC. Por exemplo: Post (043000), General Mills (016000), Del Monte (024000) e Aveia Quaker (030000).

Como decodificar:

Examinando um código de barras de 12 dígitos, percebemos que ele é composto por barras pretas e espaços brancos entre essas barras. Vamos supor que a barra mais fina ou o espaço sejam chamados de “uma unidade largura”. Logo, as barras e espaços podem ter larguras proporcionais de uma, duas, três ou quatro unidades.

Partindo da esquerda, o começo de qualquer código é dado por 1-1-1, ou seja, você encontra uma unidade de largura de barra preta seguida de uma unidade de largura de espaço branco que é seguido por uma unidade de largura de barra preta (barra-espaço-barra). A partir daí, os dígitos são codificados da sequinte forma:
Dígito 0= 3-2-1-1
Dígito 1= 2-2-2-1
Dígito 2= 2-1-2-2
Dígito 3= 1-4-1-1
Dígito 4= 1-1-3-2
Dígito 5= 1-2-3-1
Dígito 6= 1-1-1-4
Dígito 7= 1-3-1-2
Dígito 8= 1-2-1-3
Dígito 9= 3-1-1-2

Uma resposta para “Código UPC: o que é, como o preço é determinado e como decodificar.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *