Chinês cria impressora que utiliza água ao invés de tinta.

Quem poderia imaginar que uma impressora poderia imprimir com água? O cientista chinês, Sean Xiao-Um Zhang, criou uma espécie de impressora que substitui tinta por água. Outra diferença dessa para as outras impressoras é que a impressão desaparece em apenas um dia, permitindo a reutilização da folha.

Essa é uma solução econômica e sustentável num mundo predominantemente digital, que ainda não conseguiu se livrar totalmente dos papéis. Segundo Sean, inúmeras estatísticas internacionais indicam que aproximadamente 40% das impressões de escritório vão para o lixo após uma única visualização.

A impressão consiste num papel tratado com um corante invisível, que revela suas formas e cores quando entra em contato com a água. De acordo com os testes, a impressão some em aproximadamente 22 horas, que é o tempo que a água evapora, se a folha estiver exposta a temperaturas abaixo de 35 graus Celsius.

A impressão é clara e a tecnologia é barata. Mesmo que a folha seja reutilizada apenas uma dúzia de vezes, o custo ainda seria cerca de um décimo sétimo da versão comum de impressora, com sistema jato de tinta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *